PUB

Fact-Checks

Mau hálito pode ser causado por doenças respiratórias ou gastrointestinais?

22 Abr 2024 - 05:27
verdade-mas

Mau hálito pode ser causado por doenças respiratórias ou gastrointestinais?

Uma higiene oral inadequada ou inexistente está na origem de vários problemas da boca – como a doença periodontal – que podem causar mau hálito persistente (halitose). Mas, nas redes sociais, diz-se que a halitose pode ser também causada por outras doenças, nomeadamente infeções respiratórias ou problemas gastrointestinais. Confirma-se?

É verdade que o mau hálito pode ser causado por outras doenças?

Sim, o mau hálito pode ser causado por doenças não diretamente relacionadas com a boca. No site da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins adianta-se que “o mau hálito pode ser um sintoma” de várias condições de saúde, tais como: “infeções respiratórias”, “diabetes”, “doenças gastrointestinais” e “doenças hepáticas ou renais”. 

No entanto, na maioria dos casos, o mau hálito tem origem na cavidade oral e pode ser prevenido através de uma boa higiene, tal como se explica num folheto educativo da Ordem dos Médicos Dentistas.

PUB

Aliás, a Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins aponta que, entre as várias causas de mau hálito, estão os “cuidados de saúde oral deficientes”.

Isto porque, esclarece a instituição, “sem uma escovagem correta e regular, sem o uso do fio dentário e sem exames dentários de rotina, os alimentos permanecem na boca”, o que constitui “um terreno fértil para as bactérias”. Assim, a comida que se acumula nos dentes, gengivas e língua pode “apodrecer” e provocar “um odor e um sabor desagradáveis na boca”.

No mesmo sentido, “as dentaduras que não são limpas corretamente podem acumular bactérias, fungos e restos de comida, que causam mau hálito”.

A doença periodontal é também uma causa comum de halitose, já que “um dos principais sintomas desta doença das gengivas é o mau hálito e um sabor desagradável na boca”.

Como prevenir o mau hálito?

Escovar suavemente “os dentes e as gengivas, pelo menos duas vezes por dia, durante 2 minutos” é um dos vários conselhos para prevenir o mau hálito publicados no site do serviço nacional de saúde britânico (NHS, na sigla inglesa).

O NHS recomenda também “utilizar uma pasta dentífrica com flúor” e “limpar suavemente a língua uma vez por dia com um raspador ou limpador de língua”.

Além disso, sublinha, é fundamental fazer a limpeza “entre os dentes, com escovas interdentais ou fio dentário, pelo menos uma vez por dia”,  “fazer check-ups dentários regulares” e “manter as dentaduras limpas e retirá-las à noite”.

PUB

Pode ajudar também “usar pastilhas elásticas sem açúcar ou pastilhas elásticas depois de comer alimentos e bebidas com cheiro forte” e “usar um elixir bucal ou pasta de dentes antibacterianos”.

verdade-mas

Categorias:

Saúde Oral

22 Abr 2024 - 05:27

Partilhar:

PUB